terça-feira, 8 de setembro de 2009

Seleção da Geografia

Como a seleção brasileira de futebol conquistou a vaga para a Copa de 2010 no fim de semana passado vencendo a Argentina lá, aqui vai uma atividade realizada quando trabalhava numa escola particular do Rio de Janeiro, em 2006, para alunos de 5ª série:

Em ano de Copa do Mundo, a Geografia também montou a sua “Seleção”: um time formado por craques no conhecimento do nosso planeta, homens que integram a galeria dos maiores exploradores da Terra. De espírito aventureiro, venceram condições adversas, chegaram a regiões longínquas, atravessaram oceanos, escalaram montanhas e conquistaram espaço na história da humanidade. Muitos foram esses homens, mas agora apenas 11 foram convocados para integrar esse time:

1 - Roald Amundsen (goleiro?!);
2 - Robert Peary;
3 - Edmund Hillary;
4 - Francis Drake;
5 - Alexander Von Humboldt;
6 - Ernest Shackleton;
7 - Percy Fawcett;
8 - Richard Francis Burton;
9 - Yuri Gagarin;
10 - Candido Rondon;
11 - Marco Pólo.

Você aluno foi escalado para ser o repórter esportivo que vai “cobrir” esse time, isto é, sua tarefa é apresentar esses “jogadores” que fazem parte da Seleção. Para isso, escolha 2 (dois) desses personagens acima e faça uma ficha como a que segue abaixo: identifique o país de origem, escreva um parágrafo contando o feito notável dessa pessoa e desenhe um mapa mostrando o lugar do mundo onde foi realizada a aventura. Além disso, você terá que convocar um 12º jogador, citando um nome que não apareceu na lista e justificando a indicação do seu candidato (o que ele realizou para merecer entrar para a Seleção?).

Ficha do "jogador".

Veja agora quem foram os preferidos...

Seleção de Geografia (total de 251 votos dos alunos da 5ª série):

Yuri Gagarin 57 votos
Marco Pólo 42
Colombo 21
Candido Rondon 14
Pedro Álvares Cabral 11
Ernest Shackleton 10
Francis Drake 10
Roald Amundsen 10
Santos Dumont 10
Edmund Hillary 9
Robert Peary 7
Alexander Von Humboldt 6

Jacques Costeau 5
Marcos Pontes 5
Neil Armstrong 5
Galileu Galilei 4
Fernão de Magalhães 3
Oswaldo Cruz 2
Richard Burton 2
Vasco da Gama 2
Abílio Couto 1
Alain Bopmbard 1
Alexandre o Grande 1
Américo Vespúcio 1
Carlos Drummond 1
Charles Lindenberg 1
Chico Mendes 1
Getúlio Vargas 1
Isaac Newton 1
Leonardo da Vinci 1
Louis Braille 1
James Cook 1
Percy Fawcett 1
Orlando Vilas Boas 1
Reinhold Messner 1
Tensing Norgay 1 voto

Os nomes em itálico estavam fora da lista dos primeiros 11 convocados, referem-se ao 12º candidato indicado pelos alunos. Assim, 3 que estavam fora acabaram aparecendo entre os 12 mais votados (Colombo, Cabral e Santos Dumont), e 2 acabaram indo para o “banco de reservas” (Burton e Fawcett). Vale ressaltar que este trabalho foi realizado na época em que o astronauta brasileiro Marcos Pontes viajou para o espaço e estava em evidência na mídia, o que explica os 5 votos para este candidato e provavelmente grande parte dos 57 em Yuri Gagarin.

E você, quais os dois candidatos da lista que apresentaria e quem convocaria para fazer parte deste time? Ou que seleção montaria para a Geografia?

.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...