sábado, 1 de outubro de 2011

João Brazil (da série educadores de Niterói)


Ruínas do casarão onde funcionou o Colégio Brasil, fundado em 1902 por João Pereira da Silva em Itaocara e depois transferido para Niterói, onde durou até 1985. O que restou dele - ainda há quadro negro em sala - fica hoje no terreno do condomínio Solar do Barão (a construção do século XIX foi residência do barão de Icaraí) na rua João Brasil, próximo à Alameda São Boaventura, no Fonseca.

"A educação tem que oferecer o braço sempre à instrução". João Pereira da Silva, o João Brazil, nasceu em Nova Friburgo (RJ), em 12 de fevereiro de 1874. Começou a lecionar aos 15 anos e foi fundador e diretor do Colégio Brazil, além de empresário, poeta e benemérito de várias instituições. Faleceu em Niterói, em 6 de maio de 1940.

Há uma pequena confusão sobre a grafia certa do nome, pois em Niterói existe, além da escola, a rua, com 's'. Parece que o Brazil com 'z' foi substituído pelo atual numa reforma ortográfica na década de 40, após a morte do educador. A escola, no entanto, mantém a grafia original desde o final da década de 70, quando foi fundada no Morro do Castro.

Pra mim, o que importa é que o João tinha 14 anos nessa época...

.

Um comentário:

Unknown disse...

Boa postagem, porém não teriam fotos antigas desse fabuloso e inesquecível Colégio?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...