sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Rio ou valão?

Vídeo gravado pelos alunos da turma 7B (Bartez, Felipe, Leonardo, Luiz Brayan, Marlon, Victor Hugo e Wanderley) no campo do Gordo na última quarta-feira, dia da Feira de Ciências da EMJB. Neste dia, fizemos um ensaio da apresentação que pretendemos levar para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, no Campo de São Bento, cujo trabalho principal é o do monitoramento da água do rio das Pedras. Os alunos foram buscar água no rio-valão com a câmera na mão e acabaram conseguindo esta entrevista - exibida em sala na aula de hoje - com um morador antigo do Morro do Castro, que conheceu o rio limpo e cheio de vida. Depois de explorarem a nascente, ouvirem os relatos dos moradores e fazerem a análise da água, finalmente os alunos se convenceram de que o rio nem sempre foi valão. Parece óbvio, mas durante os últimos anos eles chegavam a rir quando eu falava disso: "Sempre foi valão, professor" - diziam. Afinal, está poluído desde que nasceram. Agora, com a descoberta, eles estão querendo o rio de volta!
  .

Um comentário:

ludmilla disse...

Olá Rogério

Depois que li o post me veio na cabeça incansáveis discussões q eu tive em sala de aula sobre Espaço construido/Espaço Natural de Milton Santos... Acho que é bem real está distinção entre rio-valão que nos acomete,no entanto, acho válido o esclarecimeto e mais ainda a esperança de que o valão pode retornar ao seu estado natural ( o rio ) ..

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...