"(...)
a maquete em si, sendo um produto tridimensional, estará dando a
possibilidade de o aluno ver as diferentes formas topográficas, as
diferentes altitudes de um determinado espaço e, em função disso, poderá
trabalhar várias outras informações correlacionando com estas formas
topográficas. Automaticamente, esse aluno poderá fazer as correlações
na maquete. Quando trabalhada sobre a maquete, a correlação se torna
extremamente mais fácil para que o aluno tenha o entendimento de
determinadas correlações do espaço físico com correlações de uso
antrópico. Muitas vezes, a ação antrópica mostra-se extremamente mais
fácil para o entendimento do aluno, porque ele trabalha mais diretamente
em uma maquete com a correlação."
Cartografia no ensino fundamental e médio -
Maria Elena Ramos Simielli. In: A Geografia na sala de aula - Ana Fani
(org.).
Construção de maquete da sala de aula, desenvolvida pelos bolsistas do Pibid (Jéssica Alves e Victor Cerqueira) e realizada com os alunos da turma 6D. Uma atividade coletiva para exercitar a capacidade de transformação da imagem bidimensional em realidade tridimensional, transferida para uma caixa de sapato. Em quatro aulas (dois tempos seguidos), em duas sextas-feiras. Fotos minhas, de Victor e Tainã Miranda. Conheça maquetes perfeitas aqui e aqui.
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