terça-feira, 17 de junho de 2008

Cova da onça

Como era meu bairro antigamente?

Eu moro na estrada Bento Pestana nº 300, na Cova da Onça.
Uma moradora muito antiga daqui - D. Lizinha - sempre diz que aqui só tinha mato. Aqui tem uma jaqueira que ela diz que é centenária. Ela conta que a casa dela foi a primeira casa construída aqui e era de pau-a-pique, teve que abrir uma clareira no mato para fazer a casa. Ela disse que tinha bicho de tudo quanto era jeito, só nunca viu onça. Tinha muita cobra grande, hoje ainda tem, mas é pouca, e eu nunca vi. Tinha mico, aí depois eles sumiram por vários anos e agora voltaram a aparecer muitos, dá até para alimentá-los na mão. Quando minha mãe veio morar aqui, uns 25 anos atrás, a estrada principal era de chão de terra, o ônibus só ia até o Morro do Castro e tinha que vir andando até aqui. Não tinha luz, água, e tinha que carregar água de uma nascente na fazenda que tem até hoje ou comprar carro pipa. Ela conta também que tinha onça antes dela vir morar aqui mas ela nunca viu. Graças a Deus que quando eu nasci a Cova da Onça já era bem mais moderna e não tinha mais onça.

Texto de Matheus França de Oliveira - GR3H (E. M. João Brazil)


.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito interessante o texto! Parece que a onça no bairro é uma lenda, pois três gerações já passaram por lá e ninguém viu a danada da onça. Muito engraçado! Adorei!

Anônimo disse...

Sou nascido no Morro do Castro.O aluno se refere a uma familia que diz ser uma das primeiras do bairro.Mas nao e.O bairro foi formado a partir da decada de 50 do seculo XX.As antigas familias, as primeiras sao outras e isto digo porque estou fazendo um levantamento sobre o Morro do Castro e as primeiras familias que ali se instalaram.
Quando fechar o levantamento vou socializa-lo.
So para completar a informacao do aluno, ele se refere a 25 anos atras.Ha 25 atras era o ano de 1984 se considerarmos o ano de 2009.O jovem esquece de dizer, pois claro, nao sabe, que o grande momento de transformação do Morro do Castro foi o de 1970, quando definitivamente o que era natureza no Morro do Castro sofreu um profundo impacto ambiental se transfomando no que veio a ser hoje: uma favela.
Nos, moradores do Morro do Castro, ja naquele ano de 70 ja diziamos do mal que estava sendo feito com nosso bairro.Naquela epoca eu tinha 15 anos, talvez a idade do jovem estudante ou um pouco mais, pois ele estuda no ensino fundamental.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...