A idéia já estava no ar, faltava a pilha. Que veio inspirada no cartaz da professora Giselle (foto acima), da F2D, que ensina à tarde na mesma sala que a turma F9B estuda de manhã. Se já existem trabalhos "meteorológicos" sendo desenvolvidos com os alunos, por que esperar mais? Comprado um termômetro que vem com a coluna de mercúrio protegida pelo plástico da régua, Seu Ferreira cuidou de fixá-lo na parede do pátio da escola, num local mais protegido dos raios solares e fora do alcance dos "baixinhos" (foto abaixo). Assim, foi dado o passo principal para a criação da "Estação Meteorológica da EMPF".
Como fazer isto? Basta que o aluno faça a medição diária - de segunda a sexta, no mesmo horário - da temperatura numa tabela mensal. É intessante também anotar se o dia está ensolarado, nublado ou chuvoso. Dessa forma, no final de um período letivo, é possível saber qual mês foi mais quente, qual foi mais frio, quantos dias de sol, quantos de chuva. Criam-se dados científicos que podem produzir conhecimentos sobre o clima, as condições atmosféricas, diferenças nas estações do ano, médias mensais, gráficos (de barra, linha, ou pizza), etc. Veja um exemplo abaixo: no mesmo dia (hoje), o termômetro marcou 22º às 7 horas da manhã e 30º ao meio-dia - uma variação de 8º em 5 horas!
4 comentários:
Muito legal a idéia da estação meteorológica. adorei.
Os alunos da turma 7B (atual) fizeram um trabalho de percepção de temperatura no ano passado durante o recesso de julho. Foi muito legal. Quando os alunos se tornam sujeito do processo de ensino aprendizagem, a atividade fica mais prazerosa e os resultados são sempre positivos. Isso q é aprendizagem!!!! Mais uma vez: Parabéns, prof. Rogério! Vc e Kelly sempre arrasando nas inicitivas, métodos e trabalhos.
Gostei muito da matéria! Ficou bonita e interessante. Legal perceber que os alunos de séries menores aprendem os mesmos assuntos que os nossos, mas numa escala diferente(leve e adequado a faixa etária),mas nem por isso com menos compromisso. Além disso, vale a pena perceber a introdução de métodos científicos com ações simples e bem estruturadas para os alunos maiores. Estamos no caminho certo. Precisamos conhecer mais os trabalhos desenvolvidos pelos diversos professores.
Achei essa idéia maravilhosa! Tanto os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental quanto os nossos alunos de 6º a 9º ano podem aprender muito com essa estação meteorológica, além de aumentar a curiosidade e o interesse pela ciência e pesquisa. Meus alunos do 6º ano já começarão a fazer o acompanhamento na próxima segunda-feira. Parabéns, Rogério!
Achei muito interessante a estação!!
Esse é o cara das idéias!!hehe
Parabéns!!
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