sexta-feira, 3 de setembro de 2010

A vulnerabilidade das áreas verdes

Enquanto no interior da EMJB as áreas verdes aumentam com o plantio constante de árvores pelos alunos, do lado de fora a situação é inversa: as áreas verdes vão diminuindo ao redor da escola. O posto de saúde em frente, por exemplo, fez uma póda excessiva nas árvores e acabou com as copas. Uma economia de serviço (de não precisar tão cedo cortar de novo) que pode se transformar em mais consumo de energia elétrica no próximo verão, com ventiladores e ar condicionados ligados. Afinal, qual a probabilidade de aumentar o calor no local agora sem nenhuma sombra de árvore?

Seguindo a rua, mais à frente, uma área está sendo desmatada para a construção de casas (ou apartamentos) para os desabrigados da chuva de abril, segundo relatos de moradores. Um empreendimento visto com bons olhos pela população carente de boa habitação e de investimento do governo. E um exemplo de como a cidade cresce e consome espaço. Na região dos morros ocupados, o aumento da densidade populacional e a consequente urbanização, mesmo controlada, pressionam os fragmentos de florestas que ainda restam, deixando-os cada vez menores.

Veja como era essa área em agosto de 2009 na imagem do Google Earth e compare com a foto. Os telhados cinzas na direção nordeste da mata formam a EMJB. O posto de saúde fica do outro lado da rua, onde aparece um verdinho de mato junto a um muro - as árvores ficam logo acima e dá para ver as copas na imagem. Hoje já não é mais assim!

Este é mais um motivo para se plantar mais árvores pela cidade. Participe do ENO TREE PLANTING DAY no dia da árvore em 21 de setembro e plante conectado com uma galera global!

.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...