sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Troca de sementes



Esta semana a EMJB promoveu a Feira Integrada, uma grande mostra de trabalhos onde ano passado apresentei o painel sobre a troca de sementes. Este trabalho foi uma parceria com a Professora de Geografia Rosa Santos, que desenvolve o Projeto Mão na Terra na Escola Estadual Dinorá Brito, em São José dos Campos. Este ano ela fez um vídeo e um painel com as imagens que produzimos ao longo das trocas, que reproduzo aqui com atraso, mas aproveitando hoje que é o dia do mestre...

O projeto Troca de sementes foi utilizado pelos professores de Geografia de diferentes escolas para o desenvolvimento de ações que possibilitam a construção coletiva do conhecimento.
 
São escolas distantes, São José dos Campos, SP e Niterói, RJ, que realizam atividades de educação ambiental semelhantes e registram suas atividades em blogs na Internet: 
 
Mão na Terra
  Em cada canto um canteiro cultivado
 
Este foi o ponto de partida para um intercâmbio que envolveu alunos do ensino fundamental na seleção de sementes cultivadas nas respectivas hortas orgânicas e na produção de textos para a confecção das cartas.
  A experiência revelou que as atividades incentivam o trabalho cooperativo, a capacidade de expressar idéias e o respeito às diferenças.
  Além de proporcionar um olhar crítico e uma nova forma de pensar e aprender, interagindo com o lugar onde vivem e estabelecendo a conexão desse processo com a tecnologia que muda nossa relação com o mundo.
 
Na Escola Dinorá:



Na Escola João Brazil:



Resultado: o vídeo lá de cima! Parabéns Rosa!!!

.

Um comentário:

Rosa Sousa disse...

Oi Rogério!

Bacana rever as fotos do projeto e lembrar do envolvimento dos alunos, da espera pelas cartinhas, do plantio das sementes... Puxa, que saudade de tudo isso!!

Vamos montar outro projeto!! :)

Parabéns MESTRE, pelo seu dia!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...