sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Estação meteorológica - chuvas de 2010


Finalmente é apresentada uma matéria sobre a Estação Meteorológica da EMJB, a primeira do ano, para anunciar os primeiros dados de precipitação de 2010. As chuvas no Morro do Castro vêm sendo captadas desde abril deste ano, quando 3 pluviômetros feitos com garrafas PET foram instalados no canteiro interno da escola, e já é possível visualizar as diferenças entre alguns meses do ano, entre o outono e o inverno e perceber a irregularidade no regime de chuvas anual. Além disso, tem também as variações entre os 3 instrumentos, espalhados pelo canteiro em distintas situações. 

Desde o início, a  leitura dos pluviômetros vem sendo feita pelo mesmo grupo de alunos, todos da turma 6A: Andréa, responsável pelas anotações, Rafaella, que manipula as águas, e Lucas Lima, que traz as provetas e fez a foto acima. De vez em quando outro aluno participa da atividade também, como a Andressa, que na foto ajuda Rafaella e observa a medição. Este é um estudo pioneiro sobre pluviosidade na EMJB que visa conectar o estudo da Geografia com a realidade local e a educação sobre riscos, já que a escola fica numa região de morros ocupados próxima a muitas áreas de risco.

Esta é uma cópia das anotações da Andréa com todos os dados de chuva desde o final de abril. O pluviômetro 1 (P1) fica numa área aberta, o P2 sob uma árvore e o P3 embaixo de uma das calhas do telhado. Os asteriscos correspondem a problemas na medição, em geral pluviômetros encontrados derrubados pelo vento ou mal amarrados. Vale lembrar que eles foram instalados no dia da chuva catastrófica que atingiu Niterói. Os dados ainda serão trabalhados com as turmas, na parte sobre climogramas, mas já são uma das grandes realizações do ano.

Parabéns Andréa, Lucas e Rafaella!!! Esta conquista é de vocês!

.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...