quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Duas escolas

Diz a placa: "João Pereira da Silva, o João Brazil, nasceu em Nova Friburgo/RJ, em 12 de fevereiro de 1874. Começou a lecionar aos 15 anos e foi fundador e diretor do Colégio Brasil..." - a primeira coisa que pensei foi na EMPF, que já foi um colégio com esse nome, mas parece que o colégio era outro, embora também no Fonseca. "Empresário, poeta e benemérito de várias instituições, faleceu em Niterói, em 6 de maio de 1940". Termina citando uma frase do próprio: "A Educação tem que oferecer o braço sempre à instrução". João Brazil é hoje o nome da Escola Municipal de Niterói que fica no Morro do Castro (tem uma avenida com esse nome também na cidade) - é a nova escola em que vou trabalhar.

A saída da EMPF foi surreal (saiba mais - tem que ter orkut - clicando em http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=1615372&tid=2557049212508045365&start=1. Ainda não escrevi sobre isso aqui, embora a grande maioria dos navegantes do blog, que é da comunidade escolar da EMPF, já saiba. Uma tristeza amenizada apenas pelo apoio dos amigos e pelas manifestações de carinho dos alunos. Oh Niterói, por que tanto maltrato?! Vários projetos ficaram pelo caminho, mais uma vez: a horta, a estação meteorológica, o jornal, o cavalo-marinho. A princípio não sabia o que fazer com o blog (o nome atual só manteve a sigla), mas sabia que este não iria acabar: isso só vai ocorrer quando eu deixar de ser professor. Porque a câmera digital já faz parte da minha prática escolar, e a internet da minha vida.

A Paulo Freire e a João Brazil são escolas bem diferentes: esta última é menor que a primeira, mais afastada do centro urbano, é horizontal, tem parquinho para a educação infantil, quadra coberta, banda escolar, bancos no pátio (foto acima). Até as tão sonhadas lixeiras coloridas, que pedimos há anos lá na EMPF, tem também (quem sabe agora, em tempo de eleição, elas ainda não aparecem no Fonseca!). O blog quem tem é a Paulo Freire, mas como fui para o Morro do Castro, este trabalho foi prejudicado como os outros. O que não significa que acaba, porque no mundo virtual existe até educação à distância. Como a internet é um mundo de possibilidades, quem sabe agora ele não se torna um elo entre as duas escolas?

3 comentários:

Anônimo disse...

Até que enfim uma escola com lixeiras coloridas! Fui!!!!!

Rogério Lafayette disse...

Não deu outra! No dia em que foi postada esta matéria no blog saiu no site da FME: "O Núcleo de Educação Ambiental da Fundação Municipal de Educação de Niterói promoveu hoje (17/10) o Projeto "Coleta Seletiva e Redução do Desperdício" nas dependências da FME. (...) Três unidades escolares já receberão o material experimentalmente: Paulo Freire (Fonseca), Padre Leonel Franca (Viradouro) e Francisco Portugal Neves (Piratininga)".

Anônimo disse...

AHAHAHAHAH. MUITO ENGRAÇADO!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...