quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Eleição

Para ler esta matéria, é preciso primeiro ler o cartaz acima (clique nele para ampliar). A eleição do grêmio deste ano na escola do Fonseca foi assim. Repare: o cartaz até explica o que é um grêmio (como se nem os alunos soubessem!). O processo foi relâmpago: três manhãs para montar a chapa e se inscrever, três de campanha eleitoral e a votação. Ora, a Paulo Freire é uma escola nova, e para formar um grêmio estudantil atuante é preciso que haja um trabalho longo e acompanhado de perto com os alunos. Eles mal conheciam as chapas na hora do voto, e muitos nem sabiam em quem estavam votando.
Alguns me contaram que até se recusaram a votar, decepcionados com esta eleição. Ressaltaram a diferença do processo eleitoral em relação ao ano passado - quando houve um trabalho mais envolvente e teve até um debate entre as chapas no auditório lotado (com mais de 90 alunos). Vale lembrar também que a salinha do grêmio prometida para a chapa vencedora nunca se materializou. Dessa forma, sem apoio, fica difícil dos alunos se organizarem. Afinal, é isso que se quer? Qual a chapa que ganhou este ano?
Nas fotos abaixo, a orientadora educacional Danielle Matheus conduzindo o processo eleitoral do grêmio com os alunos - ano passado (2006). Este ano nem foto tem (só o cartaz)... Retrocesso?


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...