quinta-feira, 4 de outubro de 2007

São Francisco

A 4 de Outubro de 1501, uma expedição de reconhecimento que descia a costa brasileira rente ao litoral, comandada por André Gonçalves e Américo Vespúcio, passou pela foz do rio São Francisco, que foi assim designado em homenagem a são Francisco de Assis (o protetor dos animais), nascido na Itália 319 anos antes do seu descobrimento e cuja festa se comemora neste dia. A região da foz era habitada pelos índios que a chamavam Opará, que significa algo como “rio-mar”, e a mata, a caatinga desconhecida e as tribos ferozes impediam os brancos de penetrar na terra.

O rio São Francisco é considerado o terceiro maior rio do Brasil, possui mais de 3.000 quilômetros de extensão e sua bacia equivale a 7 vezes Portugal. É o maior rio genuinamente brasileiro, porque da nascente à foz banha somente terras do Brasil, e é típico de planalto, com trechos navegáveis entrecortados de corredeiras e cachoeiras. É conhecido também como Rio dos Currais, por ter servido de trilha para transporte e criação de gado na época colonial, ligando a região Nordeste às regiões Centro-Oeste e Sudeste. Citado em várias canções, há muitas lendas em torno dele até hoje.

Quinhentos e seis anos depois de seu descobrimento, vários problemas vêm afetando o percurso natural do rio, como o assoreamento, o desmatamento de suas várzeas, a poluição, a pesca predatória, as queimadas, o garimpo e a irrigação. Ainda assim, o rio São Francisco é o principal recurso natural que impulsiona o desenvolvimento regional: para abastecimento humano, agricultura irrigada, navegação, piscicultura, lazer e turismo, gerando ainda energia elétrica para todo o Nordeste e parte do estado de Minas Gerais.

Fontes: Brasil escola, Fundação Joaquim Nabuco, Wikipedia.
Foto: o rio São Francisco à jusante da represa de Sobradinho, na Bahia.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...