terça-feira, 30 de outubro de 2007

O dia do mestre

Há 15 dias foi o dia do mestre, atualmente uma data sem valor (tal qual o professor), a não ser pelo feriado que junta com o do dia 12 e vira um feriadão. Por internet, recebi de uma amiga uma mensagem daquelas que volta e meia circulam na rede, um desabafo de um professor sobre a situação crítica da educação no país. Apesar do texto coerente, em determinado momento ele diz: "Os palavrões, os desacatos, os desrespeitos em sala de aula, nos corredores, nos pátios, nas áreas livres; as ameaças, veladas ou não, dirigidas a quem trabalhe em educação, tornam-se a cada dia um fato comum, "natural e perfeitamente aceitável" (...)".

Discordei desta parte. É verdade que existem escolas extremamente violentas, mas muitas vezes é a instituição, o coletivo da escola, que não funciona direito, e faz as coisas desandarem. Foi assim na Paulo Freire nos primeiros anos, muito violenta, e naquela época quase chutei o balde. Intervínhamos em todas as situações aleatoriamente e não dávamos conta. E nossos superiores assistiam a tudo inertes. Não acho que a escola deva ser um lugar de punição, mas não tomar atitude nenhuma numa falta grave faz com que a impunidade prevaleça - e é o que a gente assiste no Brasil.

Aprendi que, antes de tudo, é preciso que nós tomemos atitude: quando os alunos percebem que há envolvimento, determinação e autoridade do professor, respeitam. Para mim,
as preocupações formais e objetivas devem ceder lugar ao aprendizado baseado na convivência, observação e afetividade. Na Índia, há mestres que transmitem seu ensinamento sem dizer uma única palavra. Eles agem, e os discípulos aprendem com os seus exemplos. Se aqui os alunos vêem os "profissionais da educação" fazendo de qualquer jeito, se omitindo e pouco se importando, o que esperar desses alunos? (clique na imagem acima para ampliar e saber)

"PERDI O JOGO E"
:
OI ROGÉRIO, A CADA MINUTO QUE PASSAMOS NA ESCOLA PAULO FREIRE, SENTIMOS SUA FALTA.
O SEU JEITO DE SE COMUNICAR COM AS PESSOAS, DE DIZER O QUE ESTÁ CERTO OU ERRADO E MUITO MAIS.
BOM EU POR EXEMPLO.
EU ESTOU SENTINDO SUA FALTA MESMO, PORQUE FOI COM VC ALI PRESENTE NAQUELA ESCOLA QUE EU E TODOS OS ALUNOS APRENDERAM A AMAR, RESPEITAR, SABER LIDAR UM COM OS OUTROS E TUDO MAIS.
OLHA POIS FIQUE SABENDO QUE NO CORAÇÃO DE CADA UM DE NÓIS ESTARÁ A SUA LEMBRANÇA. NO MEU CONCERTEZA VAI ESTÁ.
ESPERO QUE AGORA VC POSSA ESTÁ REFLETINDO OS BONS MOMENTOS QUE VC PASSOU NA ESCOLA...
HÁ E TEM UMA COISA,FOI LÁ QUE VC E KELLY COMEÇARAM A NAMORAR.
EU LEMBRO ATÉ HOJE QUE TODOS OS ALUNOS QUERIAM QUE VOCÊS FICASSEM JUNTOS E AGORA ESTÃO AI Ó. CASADOS.
BOM EU LHE DESEJO SORTE,SAÚDE,PAZ E AMOR.
PORQUE É ISSO QUE A GENTE TEM TER DENTRO DE NOIS.
PRINCIPALMENTE AMOR.
BOM ESPERO QUE VC POSSA ESUQCER TUDO O QUE FOI DE RUIM NA ESCOLA.
PORQUE OS ALUNOS TODOS ESTÃO COM VC VALEU.
BEIJÃO.
THAYS PACHECO

♥Chris
: Oi professor! Como vc esta? Nos tds sentimos mt a sua saida queriamos mt que vc continuasse como nosso professor. Mas isso ñ foi possivel neh! Nunca esqueça que vc vai sempre fazer parte da nossa historia na EMPF. E queremos o senhor presente na nossa formatura! Sei que ñ é mas professor da EMPf mas sempre vai ser o nosso professor.
Que Deus ilumine seu caminho onde for e que vc sempre seja esse professor alegre, maluquinho, eletrico, preocupado com o melhor para os alunos...


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...