segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Juntando o óleo de cozinha usado

Antes não se sabia o que fazer com o óleo de cozinha usado, e jogava-se na pia ou direto no solo. Estes hábitos tão comuns têm contribuído para o aumento da poluição dos rios, mares e solos. Precisamos modificá-los urgentemente e aproveitar as iniciativas que já existem em favor disto. Há cooperativas de reciclagem de óleo de cozinha que os transformam em materiais de limpeza, principalmente sabão, e outras que o aproveitam para a fabricação de combustíveis.
A Escola Municipal Paulo Freire está dando o primeiro passo para ajudar o meio ambiente: é só armazenar o óleo de cozinha usado em garrafas de refrigerantes de 2 litros e entregá-las ao funcionário Lindomar. Quando a escola atingir cerca de 300 litros de óleo, a coperativa vem buscar e troca tudo por sabão. E o dinheiro que gastaríamos na compra de materiais de limpeza poderia ser investido em livros e outros materiais didáticos. Assim, ganha o meio ambiente e ganhamos nós.
Mas para isso acontecer temos que atuar juntos. É possível armazernar somente em casa e depois entrar em contato com a cooperativa? Sim. Ações isoladas também são bem-vindas, embora as cooperativas deste tipo prefiram atuar diretamente com restaurantes, igrejas e condomínios - resumindo: quem junta grandes quantidades, quando compensa a troca por sabão. Todos podem ajudar nesta campanha, mesmo não sendo aluno da escola: peça aos seus parentes, vizinhos e amigos para participarem.
Texto enviado pela professora Kelly Mauricio.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...