quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Intervalos musicais na Paulo Freire

No dia 06 de julho de 2007, depois de participarem da premiação dos Primeiros Jogos estudantis da E. M. Paulo Freire, aguardando excursão para o Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro para prestigiarem o ANIMA MUNDI- grande acontecimento no mundo da animação - alunos vivenciaram jogos rítmicos com copos e mãos experimentando o desafio de cantar e tocar em grupo, exercitando sua coordenação motora, sua memória musical em movimento sincronizado com suas percepções de si e do outro. Trabalhos de ritmo e movimento, percussão corporal e outros tipos de jogos e experimentações lúdicas em conjunto são prerrogativas de uma educação musical moderna, que parte da vivência musical e não mais da teorização precoce.
Texto enviado pela professora Márcia Hallak.

Antes eu havia postado:
O exemplo de Niterói vem da experiência da escassez na EMPF: sem instrumentos musicais para os alunos tocarem, o jeito é usar a criatividade: fazer música com copinhos. O trabalho é da professora Márcia Hallak, o vídeo é simples e foi feito enquanto os alunos do 6º ano aguardavam o ônibus para a visita ao Anima Mundi. O aluno Emerson mostra um talento especial e comanda a bateria.



Concluindo: a comunicação é tudo!

Veja o que um brasile
iro criou..

3 comentários:

Roberta Monteiro disse...

Parabéns Márcia pelo trabalho que vc desenvolve na escola...concordo que seria legal ter instrumentos na escola,mas acho fantástica essa improvisação,tanto essa,como a que João Miguel apresentou com os latões de lixo...foi muito show!!Acho que valoriza a criatividade e a habilidade dos alunos.Assim como Emerson,temos outros talentos na EMPF.
Beijosssssss

Anônimo disse...

Parabéns pela resistência dos professores de Música na EMPF!
Só é pena que enquanto a classe popular se contenta com instrumentos de sucata, os alunos da eleite tem acesso aos melhores instrumentos e métodos de musicalização!

Anônimo disse...

Corrigindo...me expressei mal...não se trata de improvisação,mas uma alternativa de como se pode trabalhar musicalidade com qualquer objeto, emititindo vários sons...de qualquer forma,acho esse trabalho fantástico!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...