sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Alameda São Boaventura

Alameda: avenida orlada de árvores. A reforma da alameda São Boaventura (promessa de campanha do governador Sérgio Cabral), cujas obras devem começar este semestre, pode desfigurar completamente o aspecto atual desse lugar. O novo projeto (abaixo) vai cobrir o canal e transformá-lo em pista asfaltada, e o rio (ou vala, como preferir) vai simplesmente desaparecer de vista: vai virar uma galeria de esgoto subterrânea. Algumas árvores serão cortadas (o nome alameda perde assim o sentido), e esse conjunto de menos verde e mais cinza deve degradar ainda mais o meio ambiente do Fonseca.

Mesmo que outras árvores sejam plantadas, provavelmente em outro lugar, não vai adiantar nada: ali é o lugar que mais precisa, com um fluxo intenso de veículos e poluição constante do ar. Mesmo que sejam plantadas mudas em novos canteiros, levarão anos ou décadas para chegarem ao estágio das árvores atuais. Assim, é certo a poluição aumentar. A alameda vai virar Avenida São Boaventura.

O mapa hidrográfico de Niterói, da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (clique para ampliar), apresenta o canal da alameda também como rio Dona Vicência, seu antigo nome, antes dele ter o seu curso retilinizado. Será que depois da reforma esse rio/canal/vala também vai desaparecer do mapa?

Mudanças simples poderiam melhorar desde já o trânsito na alameda. O ponto do 49, por exemplo, é uma coisa incompreensível. Simplesmente forma uma fila de ônibus que inutiliza uma faixa da alameda - que fica sempre só com duas pistas de rolamento, afunilando o tráfego e causando retenções que às vezes começam antes da entrada do horto. A extinção desse ponto (já que a linha é circular) permitiria o fluxo de veículos nas três pistas e acabaria com a lentidão nesse trecho.

O engarrafamento diário pela manhã no sentido Ponte mostra que é preciso diminuir o fluxo de veículos. O que é o óbvio ululante: a construção de uma estação de barcas e um terminal rodoviário em São Gonçalo é muito mais importante. SG é o 2º município mais populoso do Estado do Rio Janeiro com quase 1 milhão de habitantes, e a maioria da população trabalha fora. A pista para esse projeto já está pronta há muito tempo: a Baía de Guanabara. Essa mudança (linhas de barca de SG a Niterói e praça XV, e um terminal rodoviário ao lado da estação e da BR-101) iria causar impacto positivo em todo o trânsito da região leste metropolitana, principalmente na Ponte Rio-Niterói. Com o alívio do trânsito na ponte, o tráfego iria fluir muito melhor na alameda (não flui porque pára na subida dela).

Exemplo negativo do Rio de Janeiro: o rio Carioca, símbolo da cidade e que já a abasteceu de água - pelo aqueduto dos Arcos da Lapa, hoje concorrendo a maravilha do Rio - jaz debaixo da rua das Laranjeiras. A maioria dos cariocas (inclusive a população do bairro), principalmente os mais jovens, não faz nem idéia disso, nunca conheceu o rio: obra irreversível.
Veja mais sobre a obra em http://www.transportes.rj.gov.br/downloads/ALAMEDA_E_FELICIANO%20SODRE.pdf

3 comentários:

Anônimo disse...

sobre esse fato, a Alameda está em estado crítico mesmo!
eu ODIEI essa idéia dessa obra!
¬¬ ninguém merece!

nilma disse...

Será que a ídeia de um ELEVADO igual ao Paulo de Frontin na Tijuca não seria mais VIÁVEL?
Só mesmo morando aqui é que se pode ter ídeia do verdadeiro CAOS
durante todo o Dia e boa parte da Noite. Gostaria muito de saber o nome do Engenheiro que teve a INFELIZ ídeia de fazer tal OBRA,
e pior de quem foi a ídeia de ter aprovado.

Sandra Santos disse...

Falou e disse. A solução para Alameda sempre foi diminuir o fluxo de carros. Para isso, é necessário traçar caminhos alternativos. Milhões para uma obra com resultado insignificante e niterói ainda não tem metrô e SG não tem barcas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...