segunda-feira, 24 de agosto de 2009

2009.2 - primeira semana

Destaque para a limpeza do mato dos canteiros...

Prontos para receber novas sementes...

Tonha - que faz os chás de capim-limão da EMJB - e Neli, exibindo mais uma salada de rúcula...

O lixo orgânico ainda não é tratado adequadamente, mas uma parte já é aproveitada...

Flor-da-abissínia (Kalanchoe tubiflora ou Bryophyllum tubiflorum)...

No canteiro interno a vegetação cresce sobre a serrapilheira...

Disposição para plantar até na chuva!

.

4 comentários:

Rosa Sousa disse...

Olá!!
Como vocês conseguem deixar tudo tão limpinho e organizado?? Não cresce mato por aí? Que sorte!!
Bom, hoje os alunos escolheram algumas sementes e fizeram as cartinhas. Vou tentar colocá-las no correio amanhã, afinal, setembro está aí, é tempo de plantar...
abraços

Rosa Sousa disse...

Olá Professor, vamos ao combate das formigas então: - As formigas cortadeiras são terríveis, só para se ter uma ideia 1 formigueiro adulto pode recolher 1.000 kg de folhas e talos por ano, e o maior problema é que grande numero de formigueiros podem surgir numa área e se expandir para outra quando o controle não é feito de forma abrangente, ou seja, é preciso acompanhar com práticas preventivas, principalmente o manejo correto do solo em conjunto com a vizinhança, do contrário, não trazem bons resultados.
Se a situação é de alerta máximo, as barreiras físicas são eficientes para proteger árvores e mudas, usar cones invertidos de plástico, o principio de funcionamento é impedir que as formigas cheguem às folhas.
Na escola, como a infestação é baixa, o cultivo de plantas repelentes como hortelã e gergelim preto tem funcionado.
Alguns produtos como casca de ovo moída, carvão vegetal moído e farinha de osso repelem as cortadeiras, é só colocar numa faixa contínua em volta do local a ser protegido.
Para desorganizar as colônias, tornando-as inativas por algum tempo e obrigá-las a migrar para outro local, é só provocar o desabamento das panelas danificando o ninho, com isso elas vão permanecer ocupadas refazendo o ninho.
A água quente funciona para formigueiros pequenos.
Já a água corrente é muito usada para controlar formigueiros grandes, coloca-se água até enxarcar o formigueiro.
Agora, a caça e o extermínio da rainha é imbatível, consegue-se o controle de 100% do formigueiro. Os alunos vão adorar ir à caça da rainha! rs
Alguns métodos químicos muito usados como creolina, óleo queimado, querosene ou gasolina tambem controlam formigueiros médios. Porem, podem poluir o solo e provocar intoxicação, não acho recomendável.
Uma receitas eficiente é pegar 2 kg de cal virgem, desmanchar em 10 litros de água quente e aplicar diretamente sobre os olheiros principais das formigas.

Bom, se isso tudo não resolver, recomendo o uso de um tamanduá, é super eficiente, ele mantém livre de formigas, uma área de aproximadamente 5 a 10 hectares.

Boa Sorte! XD

Rogério Lafayette disse...

Olá Rosa!
Parece que o problema é antigo e já atingiu uma grande proporção. Funcionários da escola que moram na comunidade relatam batalhas e formigueiros gigantes, provavelmente relacionados ao desmatamento do lugar. Enfim, a EMJB vai precisar de um remédio "alopático". Um órgão público para controle de zoonoses deve entrar em ação, avaliando e tomando as medidas necessárias, e minha preocupação é que a horta não seje contaminada com algum veneno. Como as formigas já chegaram (e é impressionante o que elas fazem em uma madrugada), estou encharcando de água e colocando muita serrapilheira em cima do ninho, mas já sofremos algumas baixas. Valeu pelas dicas!
Quanto ao mato, cresce bastante, mas os alunos estão cuidando muito bem do espaço. Acho que as cartinhas vão causar impacto..
Abraços

Rosa Sousa disse...

Olá Rogério, o problema é mais sério do que eu imaginava.
Li na Revista Agriculturas uma artigo interessante sobre práticas de manejo ecológico de formigas cortadeiras, só agora encontrei o artigo, segue o endereço:

http://agriculturas.leisa.info/index.php?url=getblob.php&o_id=206560&a_id=211&a_seq=0

As cartinhas estão prontas, mas não consegui colocá-las no correio, amanhã sem falta passo por lá e semana que vem as sementes estão aí!

Abraços

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...