quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Alfavaca cheiro-de-anis

Esta plantinha obscura foi descoberta por acaso no terreno da EMJB. Provavelmente foi levada por algum aluno, pois estava em um dos vasinhos improvisados no viveiro do ano passado, feito com plantas trazidas de casa. Este ano, o cantinho já estava com mato crescendo e alguns recipientes não furados acumulando água quando resolvi desativá-lo. Foi aí que achei esta espécie, bem pequena, cujo cheiro forte de anis nas folhas revelou uma planta interessante, mas que nunca tinha visto. Nos livros, a espécie de anis que aparece é a Pimpinella anisum L., de folhas diferentes, como cabelinhos. Alguns funcionários disseram que era alfavaca, mas o cheiro era de anis! Como não existia nenhum outro exemplar no terreno e a muda estava bem fraquinha, resolvi levá-la para casa para cuidá-la e pesquisá-la melhor.

E não é que existe uma alfavaca cheiro-de-anis (Ocimum selloi Benth.)! Segundo Lorenzi e Abreu Matos (2002) é uma espécie nativa do sul do Brasil, conhecida também como atroveran ou elixir paregórico (pode ser também a Ocimum micanthum Willd. que ocorre no centro-sul do país com características semelhantes). Planta condimentar e medicinal, suas folhas e inflorescências são consideradas digestivo-estomacais e hepático-biliares, sendo empregadas para eliminar gases intestinais, contra gastrites, vômitos, tosse, bronquite, gripe, febre e resfriado. O chá é muito saboroso, e como nunca vi sementes nem mudas para vender em quiosques e lojas de plantas, essa espécie se tornou rara para mim. Agora, passados alguns meses, a planta produziu sementes, o que vai permitir a sua multiplicação na horta da escola.

Fonte: Plantas medicinais do Brasil nativas e exóticas, de Harri Lorrenzi & F. J. Abreu Mattos. Instituto Plantarum, Nova Odessa, SP, 2002.

.

Um comentário:

Anônimo disse...

Faz muito tempo que conheço esta plantinha, a cultivo e uso conforme a necessidade,ou seja em chás, no chimarrão. É analgésico , bom para cólicas e dor de cabeça.Também ajuda no mal estar provocado pelas gripes e resfriados... gostei de conhecer mais
sobre ela,mas ainda tenho dúvidas que seja da família do manjericão ou da manjerona...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...