segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Dia da bandeira

Hojé é o dia da bandeira. Antigamente se comemorava esse dia nas escolas, como parte da educação moral e cívica. Lembro de cantar o Hino da Bandeira, que para mim é mais legal que o Hino Nacional, mais melódico. Era o único dia em que se cantava esse hino. A letra é de Olavo Bilac e a música do maestro Francisco Braga (nome da rua onde moro!).

Salve, lindo pendão da esperança,
Salve, símbolo augusto da paz!
Tua nobre presença à lembrança
A grandeza da Pátria nos traz.

Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!
...

Perguntaram-me recentemente por que o Pará era a única estrela que ficava acima da faixa. Descobri que ela representa as terras do Brasil que ficam no hemisfério norte, acima da linha do Equador. Em 1889 não existiam os Estados do Amapá e de Roraima, nem do Amazonas. Porém, quando as estrelas que representam estes estados entraram na bandeira, não foram para a parte de cima. Por que será?

Na foto do alto a bandeira do Brasil tremulando no Forte do Leme (Duque de Caxias), com o Corcovado ao fundo. Acima a bandeira do Forte de Copacabana. Saiba mais em:

Um comentário:

Anônimo disse...

Também amava esse hino. Lembro que a letra dele ficava impressa na parte final do caderno. Sempre o cantávamos em novembro.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...