domingo, 23 de março de 2008

Páscoa

Ontem escrevi sobre o equinócio. Você sabe o que ele tem a ver com a Páscoa? Tudo!
O cálculo da data da Páscoa é fundamental na definição do calendário cristão desde os primórdios da cristandade, tornando-se definido na Idade Média. A Páscoa é celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia depois do equinócio da primavera (no hemisfério norte - equinócio de outono no hemisfério sul). Ocorre sempre entre 22 de março e 25 de abril. A Páscoa cristã é celebrada no mesmo dia da Páscoa judaica, que significa a passagem do povo hebreu pelo mar Vermelho, fugindo da escravidão no Egito para a Terra Prometida.

De acordo com o Antigo Testamento, a morte e a ressurreição de Jesus ocorreram no tempo da Páscoa judaica. Naquela época, ela era celebrada seguindo as prescrições bíblicas e que correspondia ao “décimo quarto dia do primeiro mês”. Os meses do calendário judeu começavam com a lua nova, assim o décimo quarto dia correspondia ao dia da lua cheia. O primeiro mês começava com a lua nova da primavera. Assim, a Páscoa judaica é celebrada no dia da primeira lua cheia depois do equinócio da primavera e é por isso uma festividade móvel.

O Carnaval acontece 47 dias antes da Páscoa e pode acontecer de 4 de fevereiro a 9 de março. O Corpus Christi acontece 60 dias depois dela e pode acontecer de 21 de maio até 24 de junho. A seqüência dos dias de Páscoa se repete em ciclos de aproximadamente 5.700.000 anos.

.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...