segunda-feira, 31 de março de 2008

Dengue em Niterói

Niterói se cuida! Hoje um mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, apareceu novamente na minha residência, no Ingá. Da primeira vez, semana passada, consegui matá-lo antes que me importunasse. Desta vez, porém, não tive a mesma sorte e não consegui evitar. Se ele picou alguém contaminado antes de mim, serei a próxima vítima (os sintomas aparecem de 3 a 7 dias). O mosquito é este que está na foto acima (repare na mancha em cima da cabeça - é o meu sangue!). Capturei-o e levei numa caixinha para o 2º Salão de Leitura de Niterói, onde, no estande "educadores contra a dengue", confirmei o que já sabia - era o próprio! Ele acabou servindo de modelo no microscópio, pois o de lá já não estava em tão boas condições para se ver. Agora só resta rezar para não pegar a doença.

Na foto acima uma aluna da E. M. João Brazil observa o transmissor da dengue no microscópio. Abaixo, um possível foco do mosquito no meu prédio: uma vasilha de cachorro abandonada no telhado da garagem.

No blog do professor Declev, do núcleo de educação ambiental da FME, estão algumas dicas simples para se combater o Aedes aegypti, como o vídeo abaixo. Vale a pena conferir (http://diariodoprofessor.com/2008/03/28/como-combater-e-acabar-com-o-mosquito-da-dengue-2-outra-opcao-mais-pratica/).


.

4 comentários:

Anônimo disse...

e aí Rogério, como vc está até agora?

Forças positivas aí pra vc não pegar a doença!

Abraço,


Ronaldo /Sorocaba-SP

Anônimo disse...

Por enquanto tudo bem... Por enquanto... Valeu a força! Grande abraço.

Anônimo disse...

Oi, Rogério. Sou estudante de Jornalismo da PUC-Rio e estou estagiando no Jornal on-line 'O Estado RJ'. Estou fazendo uma matéria sobre a dengue em Niterói, já que a cidade tem se destacado positivamente frente à epidemia. Estava pesquisando por aqui e achei o seu blog. Queria o seu e-mail, caso seja possível, para trocarmos algumas idéias a respeito do assunto. Pode ser? O meu é carolinasmedeiros@hotmail.com e o site do jornal é oestadorj.com.br.
E, claro, você está bem? Espero que o mosquito não tenha feito mais uma vítima. A matéria vai ser entregue na sexta-feira, portanto, caso se interesse, peço que me responda o mais breve possível. Aguardo contato. Carolina Medeiros

Unknown disse...

Olá Rogério.Meu nome é Pedro Dantas, sou estudante e vou ingressar em uma faculdade cursando Gestão Ambiental,agora no segundo semestre.
Pesquisando pela internet encontrei o seu blog.Eu estou empenhado em desenvolver algum projeto ambiental aqui em Niterói.Eu vi que você plantou, e incentivou seus alunos a plantarem árvores.Se possivel,gostaria de ajudar em iniciativas como essas,caso contrário ao menos obter algumas orientações.
Caso possa me ajudar, meu e-mail é:
pimenteldantas@hotmail.com
Obrigado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...