quinta-feira, 10 de maio de 2007

Memória e história com memorabilia

Material utilizado: Cédulas e moedas nacionais e/ou estrangeiras novas e antigas, brinquedos, fotos, poesia, etc (1ªparte). Trabalho com materiais trazidos pelos próprios alunos, redações, trabalho-jornal, etc (2ª parte).
Objetivos: demonstrar, através de elementos palpáveis que fazem parte do universo mental e material dos educandos, como o mundo ao nosso redor se modifica através da ação humana (base da História). Valorizar temas como história oral e a sabedoria de pessoas próximas à comunidade escolar.
Metodologia: num 1º momento, cativar os alunos por meio de comparações entre os materiais antigos e os atuais. Demonstrar como o mundo se modifica ao longo do tempo por meio da ação humana e que esta segue a vontade dos grupos sociais envolvidos. Em seguida, incentivar a busca de informações e relatos sobre a juventude e experiência de vida de membros da família e comunidade escolar. Finalmente, os alunos trazem seus próprios materiais e montam uma feirinha de exposição em sala de aula.
Na imagem (clique nela para ampliar), seguindo o sentido horário: Nicolau Copérnico numa nota polonesa, a coleção do professor, índios na nota brasileira antiga, e Filipe mostrando um pouco do seu trabalho!
Veja como foi essa experiência numa outra escola pública em http://caicmariano.blogspot.com/2007/03/exposio-de-objetos-antigos.html

Um comentário:

Anônimo disse...

Legal o seu trabalho! Valeu pela participação no blog. Que tal fazermos uma feira deste tipo na escola? Seria muito interessante!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...