sábado, 26 de maio de 2007

Projeto Correspondência

O projeto foi sugerido pela Equipe de Promoção da Leitura da FME, e os professores da Sala de Leitura trouxeram para as escolas da rede municipal. Ele foi incentivado através da leitura de alguns livros que falam da correspondência, retomando a idéia da personalização das cartas em tempos virtuais. Dentre os livros trabalhados estão: "Duas Amigas","Pedro e Ana: cartas" e "Quando voltei, tive uma surpresa (cartas para Nélson)".
Inicialmente os alunos responderam um perfil com seus dados e preferências, e formou-se assim um catálogo que foi enviado para todas as escolas participantes. Este catálogo fica disponível na Sala de Leitura, e todos os alunos podem acessar e escolher para quem querem enviar uma carta. Quem está cadastrado no catálogo fica na expectativa do recebimento, e quem não está participa da mesma forma, enviando cartas. Elas são orientadas e recolhidas pela professora Roberta Monteiro, e um motoboy passa nas datas determinadas para a entrega e recolhimento.
Nesta sexta feira dia 25 foram entregues as primeiras cartas na Paulo Freire (mais de 40). A alegria tomou conta dos alunos e professores envolvidos no projeto. Muitos alunos receberam mais de uma carta e se comprometeram a respondê-las. Elas também circularam internamente entre os alunos e alguns professores também receberam cartinhas! Participem! Vocês podem ganhar muitos amigos!!! Na foto acima, a professora Roberta, que enviou esta matéria, chegando com as cartas e causando rebuliço na turma 9B. Abaixo, as cartinhas no detalhe.

6 comentários:

Anônimo disse...

Sou suspeita para comentar sobre esta matéria...mas não resisti,rsrsrs.
Foi muito emocionante a entrega das cartas!É gratificante demais podermos ver que valeu a pena investir num projeto e que cada vez mais alunos estão interessados em participar.
Dá até vontade de escrever também!!rsrs
Pois é pessoal...muito bom trabalhar com vocês!!
Beijinhossss

Unknown disse...

Acho super legal este projeto! =)
Uma grande idéia pois podemos conhecer outros alunos!
Adorei o site também!
Continuem assim que iram longe!
Beijinhos
sucesso!

Anônimo disse...

eu achei muito legal esse saite achei maneiro. PARABENS PROFESO:ROGERIO e KELY

Anônimo disse...

O blog ta de cara nova!!!!
Ta muito lindo! Parabéns a toda equipe de professores e alunos que contribuem para este espaço...
Abraços!

P.s.: Adorei ver os trabalhinhos da minha turma no fundo da foto postada! Vlw!

Márcia Palmar disse...

Primeiramente adorei o novo visual do blog. Está super moderno!
Em relação ao "Projeto Correspondência", achei uma idéia muito bacana, não só pela integração entre escolas, alunos, mas também pelo incentivo à escrita real através de cartas. Além de que, receber uma cartinha com seu nome sem esperar, aguardar uma resposta de sua carta e ver que uma pessoa se deu ao trabalho de escrevê-la, com direito a coraçãozinho e tudo é muito legal. bjss

Unknown disse...

Agora, "do lado de cá", mas com o coração eternamente "paulofreireano", fico emocionada em saber que o projeto segue em frente e que cada vez mais alunos trocam suas cartinhas com novos amigos. Espero que o 1º e o 2º ciclos também participem (como no ano passado o 2º ciclo participou) do Projeto.
Um grande beijo para todos e o que precisarem, é só falar!
Laryssa

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...