sexta-feira, 4 de maio de 2007

Alunos plantam na sala

Há um mês os alunos do 7º ano vêm desenvolvendo trabalhos de germinação na aula de ciências. O objetivo é aproximá-los de atividades práticas, nas quais sejam levadas em consideração a execução em sala, a observação e o acompanhamento. Estas atividades foram realizadas em duas etapas. Na primeira, foram usadas sementes de feijão e três tipos de solos. Na segunda, sementes de feijão, cebolinha, coentro e manjericão. A primeira era para observar a germinação em diferentes tipos de solo, já a segunda o tempo de germinação de diferentes espécies vegetais. Em duas turmas (7A e 7B) as sementes brotaram, mas nas outras (7C e 7D) isso não aconteceu, pois os alunos se empolgaram e exageraram na rega. Ambas ficaram frustadas com os resultados, e foi sugerido refazerem tudo. Dessa vez, com um compromisso maior, o trabalho foi levado à sério. Colocaram minhocas, aumentaram os recipientes, molharam uma única vez pela manhã, e dessa vez funcionou. Durante o processo, ficou clara a dificuldade de muitos alunos em relatar o que foi feito. Para incentivá-los nas apresentações, foi utilizada uma máquina digital (veja em http://www.youtube.com/watch?v=8MBwXgBX_vk). Além disso, estão construindo textos para registrar no caderno o que foi observado. Na foto, os alunos da turma F7C Kimberly, Aline e José Felipe com seus experimentos.
Matéria enviada pela professora Kelly Mauricio.

2 comentários:

Anônimo disse...

eu adoire o novo sate da minha
escola ficou muito legal muito
emgrasado e mteresante!!
bjs tara todos
gabriella vianna (F7A)

Rogério Lafayette disse...

Redação do aluno Diego Ramos, da turma 7A: "Atividade: Descrição do trabalho de germinação - parte I e II
Parte I - Eu achei o primeiro trabalho legal porque todo o meu grupo estava trabalhando também. Eu pensei que a minha planta estava morta, porque estava com mal cheiro, mas era por eu ter molhado mais. Mesmo assim, germinou. Fiquei muito alegre! Usamos uma garrafa pet, barro e feijão.
Parte II - O trabalho dois eu gostei muito mais porque eu fui repórter por um dia. E foi muito engraçado, recebemos elogios! Usamos um pote de sorvete, terra preta, pedras e feijão. Tiramos fotos e o pé de feijão cresceu 16 centímetros. Eu adorei! Vimos quanto tempo leva para o feijão crescer."
Idéias simples que despertam o interesse... Vale a pena valorizá-los e ouvi-los mais!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...