segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Cavalo-marinho na EMPF

Começou com uma sondagem do professor: percebendo o interesse de alguns alunos, ele apresentou-lhes um cd com músicas do cavalo-marinho (uma coletânea dos cd´s da foto acima), a versão pernambucana do bumba-meu-boi (saiba mais em http://empfniteroi.blogspot.com/2007/08/cavalo-marinho.html).

Os alunos gostaram do som da rabeca e do ritmo do galope do cavalo. Para aprofundá-los mais no universo da cavalaria, o professor estimulou a leitura do clássico Dom Quixote, uma adaptação infanto-juvenil cheia de exemplares na sala de leitura da EMPF (foto acima).

E não é que a molecada se amarrou! Apareceram instrumentos musicais, outros foram fabricados a partir do lixo (como os tubos acima que viraram reco-recos) e os alunos começaram a tocar. O cavalo-marinho ainda não é um projeto, mas já é surpreendente perceber o interesse numa cultura que é praticamente desconhecida nas metrópoles do Sudeste e está ligada às mais profundas raízes do Brasil.

Os "Leões Encantados da EMPF" - como eles preferem se denominar até agora - o pequeno grupo formado principalmente por alunos do 6º ano (foto abaixo), promete se apresentar na próxima Mostra de Talentos. Abaixo, um vídeo gravado pela aluna Thais Marins (9º ano), mostrando um pouco do cavalo-marinho na EMPF em Niterói:


4 comentários:

Anônimo disse...

Alunos, adorei o envolvimento de vocês! Vi os primeiros ensaios e de lá para cá vocês melhoraram muito! Pena que a escola que vocês estudem não valorize iniciativas como essa. Infelizmente as pessoas confundem INICIATIVA com INDIVIDUALISMO. Será que todo mundo tá afim de desenvolver um trabalho como esse?

Unknown disse...

ahhh!!
fico mt legal o video! xD
pena q Bruninha chego atrazada.. rsrs
e Fabinho tava c/ medo Ana?
mt show!! ^^
;**

o//

Unknown disse...

Meus queridinhos (ex?)alunos, vcs estão de parabéns. muito legal. adorei saber q vcs estão nessa atividade tão alto astral e cultural, q tanto valoriza as raízes do povo. bjs e saudades.

Ronaldo disse...

Olá galera, sou do interior de São Paulo e sou amarradão em cavalo Marinho. Parabéns a todos pelo o trabalho aí!

Até+!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...